4 passos para montar seu cronograma de estudos - Vinte e uma primaveras

4 passos para montar seu cronograma de estudos

6 de fevereiro de 2018

  Quem ai nunca tentou estudar toda a matéria do ano em uma noite? Ou na véspera daquela prova super difícil, e no fim dos estudos percebeu que não sabia nada, mesmo após ter virado a noite estudando.
  Ou mesmo que você estude com antecedência não conseguia de forma alguma lembrar na hora da prova? Pode ser que você ainda não saiba como estudar, então no post de hoje darei dicas para estudar de forma eficaz e montar seu cronograma de estudos.






Como é a sua rotina?


Para uma eficiência nos estudos o cronograma necessita estará adaptado às suas necessidades, ou seja, ao seu dia a dia, não adianta montar o cronograma sem antes analisar o que você faz durante toda a semana, portanto é necessário montar o cronograma com base na sua rotina, acrescentando seus horários já preenchidos, como por exemplo, o horário das aulas, de refeições, lazer, e depois disso calcule o tempo que se dedicará ao estudo.

Ambiente de estudo é fundamental.

Levanta a mão quem estuda hoje no sofá, amanhã na cama, outro dia na mesa da cozinha? Está totalmente errado! Para um bom dia de estudos é necessário ter um ambiente de estudos organizado, afinal é La que você passará horas do seu dia se dedicando. Portanto, defina um local fixo para você estudar e acrescente a ele todos os materiais que serão necessários para isso, livros, cadernos, blocos, canetas, marca-textos, lápis. Lembre-se também que esse ambiente precisa estar limpo e ser bem iluminado. 

Métodos para estudar. 

No inicio da faculdade eu era totalmente perdida para estudar, nunca soube se era melhor lendo, escrevendo, ouvindo. Até que conheci mais sobre alguns métodos de estudos, cada pessoa tem suas particularidades, portanto o que é bom para mim pode não ser bom para você, vejamos alguns deles.

Método Pomodoro: Essa técnica foi desenvolvida por Francesco Cirillo para agilidade mental e melhorar a capacidade de concentração. Essa técnica consiste em estudar sem interrupções intercaladas com momentos de descanso. Aconselha estudar 25 minutos, reservando desse tempo momento para ler, fazer resumos, e exercícios. Ao final do tempo, há uma pausa para descanso geralmente da mesma quantidade dos minutos iniciais, retornando posteriormente ao inicio.  

Curva do esquecimento: A coisa mais terrível quando estudamos é: Não lembrar de mais nada depois de alguns dias,  essa técnica visa justamente ajudar nessa questão, e como ela funciona? Revisar periodicamente a matéria já estudada. Esse método estabelece três divisões para cada conteúdo já estudado, vejamos: Uma 24 horas depois, outra após sete dias e outra depois de um mês. Use os resumos que você mesmo fez. Quando você usa o material que produziu, o tempo gasto para relembrar as matérias é menor.


Como se organizar para estudar?

Tenha tempo para se divertir. 


Já imaginou estudar sempre, sem intervalos para nada? Além de estressante é humanamente impossível, portanto é necessário dar um descanso para a nossa mente, e o que melhor do que fazer as coisas que nós gostamos? Portanto é importante acrescentar ao seu cronograma horário reservado para o seu lazer: Assistir séries, filmes, sair com amigos, ir à academia, por exemplo.


Métodos de estudos gratuitos para você começar a se programar

Para o computador temos esse programa que é gratuito e ajuda bastante a se organizar. Goconqr, mas ha quem prefira algo mobile, então para essa finalidade temos o Quizlet que é tão excelente como o primeiro.


Já viu que agora não tem desculpas para começar a estudar né? Basta se organizar e colocar a mão na massa! Sucesso e bons estudos.

1 comentários:

  1. Eu simplesmente amei esses passos e dicas ❤.
    Vou adicionar no meu dia a dia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir