06 dicas de organização para você estudar melhor. - Vinte e uma primaveras

06 dicas de organização para você estudar melhor.

2 de fevereiro de 2018

CRONOGRAMA E CONTEÚDO


A primeira coisa a se fazer para iniciar os estudos de forma correta é se organizar, a organização para estudar envolve uma sucessão de fatores, principalmente na hora de distribuir as horas de estudo. É importante que faça uma divisão nas disciplinas e uma subdivisão das matérias a serem estudadas essa divisão consiste em “fáceis”, “médias” e “difíceis”.
Após separar e categorizar as disciplinas e matérias  dedique mais horas de estudo para aquelas mais difíceis, e menos horas para aquelas que você já tem uma maior finalidade, as fáceis no caso. Estudar aquela matéria que mais gosta não vai ser algo apropriado, o correto é de fato começar com aquela mais difícil.

Como montar um cronograma de estudos?

METAS E ATIVIDADES

A forma mais eficiente de estudar é estabelecer metas, elas fazem com que você se motive e estabeleça parâmetros para alcançar seus objetivos. Estudar sem metas é o mesmo de estudar por estudar, uma vez que você não tem um foco em mente. Portanto ter objetivos em mente faz com que você de dedique mais e se saia melhor. 
As atividades ajudam você manter o ritmo e fixar a matéria já estudada, além de preparar você para o objetivo, nunca se sabe qual daquelas pode cair na prova por exemplo, quanto mais questões fizer, mais preparado você estará. 

LOCAL DE ESTUDO E DESCANSO. 

Onde vai estudar? O local em específico não importa muito, desde que seja feito algumas avaliações. Seu local de estudos precisa ser tranquilo, silencioso, iluminado e principalmente longe de qualquer distração que faça você dispersar. Necessário que esse lugar esteja organizado, limpo e que você possa ter uma boa postura ao sentar-se para estudar. 
Para ter uma boa rotina de estudos é necessário uma boa noite de sono, portanto não perca horas de sonos para estudar, durma bem para que sinta-se disposto a manter o cronograma, além de que boa noite de sono é indispensável para não ficar cansado durante o dia, principalmente ao ler sobre aquelas matérias mais difíceis. 

Para estudar bem é necessário ter disciplina, só assim conseguimos alcançar o que almejamos, seja aquela prova da faculdade ou da escola, ou aquele concurso público dos nossos sonhos. Mas agora me diz, o que achou das dicas? Já vai começar a se organizar melhor e ganhar mais pontos? Se tiver alguma outra dica, deixe aqui vou adorar saber mais! 

2 comentários:

  1. Confesso que já praticava essas dicas antes mesmo de ler o post, mas é sempre bom relembrar! Considero todos esses tópicos muito importantes, mesmo sendo bem simples algumas pessoas não os levam em conta na hora de estudar e acabam não alcançando seus objetivos! Espero que sua publicação alcance e ajude muitas pessoas :)

    ResponderExcluir
  2. Dicas ótimas! Eu já tive bastante dificuldade para estudar, e comecei a seguir esses passos, separando o nível das matérias, colocando disciplina e descanso, eu me adaptei mais a técnica Pomodoro, e ainda criei um planner destinado ao estudo com metas e etc, ajuda demais, super concordo! <3 Kissus!

    ResponderExcluir